O imobiliário precisa de consultoria? E de formação?

À semelhança de qualquer mercado competitivo, e por vezes saturado, a informação é insubstituível e chega a valer ouro.


A aposta na estratégia e no planeamento, assim como nos dias de hoje no marketing, são formas de poder ganhar uma vantagem competitiva junto da concorrência, bem como estar mais perto do que o potencial cliente procura.


O imobiliário é diferente?


Vemos, nos dias de hoje, muitas formações para que os agentes do sector "ganhem" vantagens competitivas em áreas como as redes sociais ou a divulgação de imóveis.


Mas será que estas questões substituem a necessidade de definição de estratégias e de conhecimento do mercado e dos consumidores em particular?

Por algum motivo as grandes empresas da área investem, e chegam a disponibilizar, informação sobre estes mercados e a sua evolução.


E quando precisa de estratégia, planeamento ou marketing para o seu negócio?

E necessita de formação nestas áreas?


Muitas questões, e que apesar de a nossa opinião poder parecer ser "suspeita", uma pequena pesquisa on-line vai proporcionar muitas respostas. Nomeadamente pela quantidade de propostas e soluções que são encontradas, nomeadamente na forma de estudos e análises que podem ser úteis para compreender a evolução de um mercado competitivo e que se encontra em evolução (independentemente dos motivos).

Assim como o volume de artigos de opinião, blogs e outros repositórios, que são disponibilizados a uma cadência diária.


Apesar do valor e da pertinência de toda essa informação, será que esta se aplica da mesma forma ao seu negócio, projecto ou investimento.

Sendo Portugal um país constituído quase na totalidade por empresas de pequena e média dimensão, é sabido que não possuem a capacidade de invest