Com um inverno ameno nem as rendas congelam! | With a mild winter not even the rents freeze!





Em entrevista ao Bloomberg, citada pelo Eco Online, o primeiro ministro António Costa repudia a possibilidade de se congelarem as renda no imobiliário, nomeadamente para a cidade de Lisboa. Isto comparando com a solução decidida em Berlim (congelamento durante 4 anos de todas as rendas) e que brevemente entre em vigor naquela cidade.


O problema de falta de habitação para arrendamento nas cidades europeias, e os crescentes valores dos imóveis para aquisição são consequência de vários factores, políticos e económicos, aliás como temos vindo a analisar nas publicações aqui no blog da Imobintel e nos estudos que temos desenvolvido.


Uma realidade que se tem vindo a agudizar em inúmeras cidades, um pouco em todo o mundo, e que tem encontrado a sua principal justificação nos juros baixos o que representa uma falta de rentabilidade da aplicação de capital noutros produtos.


Essa falta de rentabilidade tem gerado uma onda de investimentos no mercado imobiliário, procurando rentabilidades altas, o que tem gerado uma subida generalizada dos preços nas cidades mais procuradas (nomeadamente pelo turismo).


A procura de rentabilidade dos investimentos leva, igualmente, que se aposte nos modelos de habitação orientada para os compradores com maior poder aquisitivo, deixando largas franjas da população (particularmente a classe média, em plena recuperação da crise financeira mais recente, iniciada precisamente neste sector) sem opções e com a necessidade de se afastar progressivamente dos centros das cidades.


Este assunto já foi largamente explorado em inúmeras publicações a artigos na comunicação social, e todas (ou quase todas) as motivações extrapoladas.

Mas a questão que ninguém consegue responder (pelo menos do nosso conhecimento) é de até quando esta situação será sustentável?

Responsáveis das cidades, e mesmo já de empresas, um pouco por todo o mundo começaram a tomar medidas para mitigar o exôdo desta população e a desertificação que a