O imobiliário precisa de consultoria? E de formação?
top of page

O imobiliário precisa de consultoria? E de formação?

À semelhança de qualquer mercado competitivo, e por vezes saturado, a informação é insubstituível e chega a valer ouro.


A aposta na estratégia e no planeamento, assim como nos dias de hoje no marketing, são formas de poder ganhar uma vantagem competitiva junto da concorrência, bem como estar mais perto do que o potencial cliente procura.


O imobiliário é diferente?


Vemos, nos dias de hoje, muitas formações para que os agentes do sector "ganhem" vantagens competitivas em áreas como as redes sociais ou a divulgação de imóveis.


Mas será que estas questões substituem a necessidade de definição de estratégias e de conhecimento do mercado e dos consumidores em particular?

Por algum motivo as grandes empresas da área investem, e chegam a disponibilizar, informação sobre estes mercados e a sua evolução.


E quando precisa de estratégia, planeamento ou marketing para o seu negócio?

E necessita de formação nestas áreas?


Muitas questões, e que apesar de a nossa opinião poder parecer ser "suspeita", uma pequena pesquisa on-line vai proporcionar muitas respostas. Nomeadamente pela quantidade de propostas e soluções que são encontradas, nomeadamente na forma de estudos e análises que podem ser úteis para compreender a evolução de um mercado competitivo e que se encontra em evolução (independentemente dos motivos).

Assim como o volume de artigos de opinião, blogs e outros repositórios, que são disponibilizados a uma cadência diária.


Apesar do valor e da pertinência de toda essa informação, será que esta se aplica da mesma forma ao seu negócio, projecto ou investimento.

Sendo Portugal um país constituído quase na totalidade por empresas de pequena e média dimensão, é sabido que não possuem a capacidade de investir em quadros com todas estas valências, pelo que criar uma cultura com base neste conhecimento será sempre um benefício, para além de uma mais valia.


Neste texto, mais do que dissertar sobre a importância e mais valias destas áreas, ou mesmo sobre o que elas devem abordar, incidimos sobre a questão: será que também necessita formação em estratégia e planeamento ou marketing?


Não será útil compreender melhor o que o rodeia e a forma como isso está a afectar a forma como os seus negócios se desenvolvem?

Compreender se esse investimento, naquele formato e orientação, são os mais correctos ou os que potenciam melhores retornos?

E o que é que os potenciais clientes procuram? Ou qual a melhor forma de os alcançar e criar um contacto com eles?

A formação deve ser um investimento no conhecimento. Na forma de preparar equipas para a acção e o futuro.

Preparar as empresas e os investimentos para o mercado, que é volátil e mutável aos caprichos da economia, das gerações e das políticas, é uma mais valia.

Criar marcas de experiência e capacitar os planos de futuro das empresas.



Por isso a nossa mais importante questão será: "precisa de formação na sua empresa, projecto, investimento; nestas áreas que potenciam as escolhas e os planos de futuro?"


Deixe-nos a sua opinião, ou as suas impressões sobre este tema.

Estamos a avaliar a relevância para as empresas do sector imobiliário da formação nestas áreas, e contamos com a sua colaboração e opinião!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page