Imobiliário Verde = Sustentabilidade!
top of page

Imobiliário Verde = Sustentabilidade!

A sustentabilidade é um termo que encontramos associado a todas as áreas nos dias que correm.

Maioritariamente relacionada com as soluções mais verdes e com as necessidades de agir em prol do ambiente e da redução da nossa pegada no planeta, também se tem vindo a aplicar à imobiliária, particularmente nas fases de desenvolvimento dos projectos.


A construção de soluções mais eficientes nesta perspectiva vem gerar maior valor para todos nas diferentes fases de desenvolvimento.

Vai maximizar o seu valor enquanto activo "amigo do ambiente", assim como activo financeiro.


Estudos já realizados demonstram igualmente que o investimento na implementação deste tipo de soluções tem um custo inferior aos benefícios, tanto ambientais como no momento da sua comercialização (por exemplo o desenvolvido pela JLL e referenciado no artigo da Vida Imobiliária que pode consultar aqui).


Para além das eventuais perdas em termos fiscais e de homolgação, também os efeitos face aos clientes e a sua percepção de valor dos imóveis, face às soluções que são valorizadas, particularmente por alguns grupos geracionais, demonstram a necessidade de implementar e encarar todo este tipo de soluções como mais valias para o investimento a longo prazo.


O "#European Green Deal" veio incrementar e valorizar estas opções e a directiva europeia relacionada com esta actividade, veio evidenciar a necessidade de todos os envolvidos ganharem a percepção da sua necessidade e das mais valias associadas com a implementação de soluções sustentáveis e que irão valorizar os edifícios novos e amigos do ambiente, face às opções que optam por ignorar estas soluções.


Demonstra-se cada vez mais relevante para todas as fases de desenvolvimento de projectos de investimento imobiliário, sejam de desenvolvimento de raiz a projectos de reabilitação, da incorporação e valorização desses investimentos com a consideração de soluções de sustentabilidade em todas as fases do seu desenvolvimento.


Vamos tornar os imóveis nacionais mais "verdes"? Qual a sua opinião?


Se desejar desenvolver uma análise e projecção para o seu investimento não deixe de nos entrar em contacto connosco.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page